O conceito de saúde coletiva é definido como uma área de conhecimento multidisciplinar, que por sua vez é construída pelas ciências biomédicas e pelas ciências sociais.
Seu principal objetivo é pesquisar as origens e como se reproduzem socialmente algumas doenças, para que seja possível planejar e organizar os serviços de saúde competentes, para que ela possa ser devidamente combatida.
Não é a mesma coisa que saúde pública
Apesar de serem similares entre si, suas definições são distintas. A saúde pública é ligada ao diagnóstico e ao tratamento das enfermidades, podendo ser acessada em qualquer local do país, garantindo à população uma assistência à saúde.
Já a saúde coletiva existe para pensar em novos conceitos e suas projeções futuras, conceito que resultou em um movimento sanitarista na América Latina, assim como na reforma sanitária brasileira.
A saúde coletiva no Brasil
A necessidade de realizar reformas sanitárias no nosso país surgiu na década de 1970, dando forma a um conjunto de ideias, que visavam transformar a área da saúde e bem-estar, a fim de melhorar a qualidade de vida da nossa população.
A partir destas propostas, a Reforma Sanitária deu origem a universalidade do direito à saúde, se tornando oficial na Constituição de 1988, e dando o início no atual Sistema Único de Saúde, conhecido popularmente como SUS.
Especializações
Existem profissionais de áreas específicas da saúde, que tem como principais atribuições, propor novas soluções e estratégias para combater doenças. Existem quatro tipos de especialistas para essas atribuições. São eles:
- Epidemiologia: são os responsáveis por estudar a distribuição de doenças, assim como seus mecanismos de transmissão na população;
- Gestão e análise dos serviços de saúde: pensa e propões melhoras da administração dos serviços relacionados à saúde;
- Promoção da saúde: deve desenvolver políticas e estratégias para favorecer a promoção da saúde;
- Saúde da família: se preocupa em pensar estratégias, que por sua vez devem promover a saúde da família como um todo.
Estas áreas somadas são responsáveis por conhecer os problemas relativos à saúde na nossa população, a fim de desenvolver estratégias, para que seja realizada uma gestão eficaz das enfermidades.
Tipos de saúde que existem
Ter ou não saúde, vai muito além do nosso corpo propriamente dito. De acordo com os estudos de saúde coletiva, existem oito tipos de saúde para os seres humanos. São elas:
- Física: corresponde a estar em forma, ter energia para realizar todas as tarefas do seu dia, qualidade do descanso e do equilíbrio dos nutrientes consumidos;
- Emocional: é o bem-estar psicológico, que se preocupa com a maneira que você se sente, suas relações e seus sentimentos;
- Espiritual: pesquisa sobre a influência que a prática espiritual exerce sobre a nossa saúde, de maneira geral.
- Intelectual: Envolve a nossa habilidade de pensar de forma clara e lógica;
- Financeira: corresponde à maneira que você lida com o seu dinheiro, como por exemplo, se você adquire algo e só depois pensa em como vai pagar.
- Familiar: estar bem nas suas relações familiares é um ponto importante na saúde coletiva;
- Profissional: avalia o seu desempenho e a forma que a sua vida profissional te afeta;
- Social: corresponde à capacidade de interagir de forma positiva com seus amigos, familiares e outras pessoas ao seu redor.
Clique aqui e cadastre-se para receber nossa newsletter.