O que é tricotilomania

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Texto: O que é tricotilomania, ao lado imagem de pessoa segurando e olhando para as pontas dos cabelos

A curiosa palavra tricotilomania tem sua origem no grego: trico (que significa fio, ou cabelo) e tilo (que significa puxar). Ela descreve um distúrbio de comportamento caracterizado pelo impulso incontrolável de puxar os pelos do corpo.

Normalmente, as pessoas que sofrem com o transtorno tendem a puxar os fios de cabelos, mas sobrancelhas, cílios e demais pelos também podem ser afetados.

Os pelos podem ser arrancados de maneira automática (quando o indivíduo não percebe) ou consciente (quando o indivíduo percebe sua ação, entretanto não consegue se controlar). As regiões afetadas podem mudar ao longo do tempo.

Tricotilomania e TOC (transtorno obsessivo compulsivo)

Em linhas gerais, os transtornos obsessivo compulsivos podem ser caracterizados por impulsos ou pensamentos repetitivos. Dessa forma, a tricotilomania está classificada no mesmo espectro do TOC.

Como mencionado, o ato de arrancar os pelos pode ser automático ou consciente. O impulso pode ser precedido por uma sensação de ansiedade intensa ou tensão que é aliviada quando o indivíduo arranca os fios.

Sintomas

A tricotilomania é um distúrbio crônico e há, basicamente, dois tipos de sintomas:

– Compulsivos:

Os sintomas compulsivos da tricotilomania podem envolver rituais, durante os quais o paciente seleciona um fio, ou um número determinado de fios, ou ainda um tipo específico de fio (grossos ou finos, mais claros ou escuros, mais ondulados ou mais lisos) para remover.

Há pacientes que estabelecem maneiras particulares e específicas para arrancar os fios, podendo inclusive se valer de ferramentas, como pinças, por exemplo.

Alguns pacientes, entretanto, podem arrancar os fios de maneira automática, durante atividades rotineiras, como por exemplo enquanto assistem televisão ou cozinham. Dessa forma, as falhas aparecem “do nada”, sem que o paciente se dê conta em que momentos exatos os fios foram removidos.

– Emocionais:

Nesses casos o paciente é mais consciente de sua compulsão, ainda que não consiga resistir ao impulso de remover os fios. Tal situação provoca inúmeras emoções negativas como a frustração (por não conseguir controlar os impulsos), vergonha, medo de ser descoberto, além da insatisfação com a aparência (acarretada pela falta de cabelos em determinadas áreas da cabeça).

Alguns pacientes podem, após arrancar os fios, brincar com eles entre os dedos, enrolá-los ou ainda ingeri-los (tricofagia) o que pode gerar um acúmulo de fios de cabelos que ficam presos no estômago (chamado tricobenzoar). Tais acúmulos, ainda que raramente, podem gerar complicações e exigir intervenções clínicas.

É comum que pacientes que sofrem com a tricotilomania sofram também com outros comportamentos repetitivos focados no corpo como onicofagia (roer as unhas), dermatilomania (impulso de causar lesões na própria pele por razões não cosméticas) ou ainda transtornos como depressão maior.

Diagnóstico

A tricotilomania não exige a realização de exames laboratoriais para seu diagnóstico, sendo, portanto, necessária a observação dos seguintes critérios:

– Remoção dos cabelos e falhas geradas por tal comportamento;

– Repetidas tentativas de parar com o hábito de arrancar os cabelos;

– Comprometimento de atividades e sofrimento (que pode incluir constrangimento e vergonha relacionados ao hábito em si e a fatores estéticos decorrentes da tricotilomania).

Tratamento

Como o impulso de arrancar cabelos pode ter origens emocionais bem como gerar muitos desgastes, é essencial que a pessoa que sofra com o transtorno busque ajuda médica especializada o mais rápido possível.

O tratamento da tricotilomania pode exigir o uso de determinados antidepressivos, aliados à terapia.

Gostou deste conteúdo? Apesar de não muito conhecida, a tricotilomania é comum em estágios variados que podem passar despercebidos por apresentarem características mais leves.

Por isso, compartilhe esse artigo: pode ser muito importante para muitas pessoas. E se quiser mais conteúdos como este, continue acompanhando nosso blog.