Agir rápido e tomar as decisões corretas pode fazer toda diferença na hora de ajudar uma pessoa com princípio de infarto. Afinal de contas, os primeiros socorros são essenciais para salvar a vida de alguém, mas também para evitar o aparecimento de sequelas. Você sabe o que fazer quando alguém está enfartando?
Vale ressaltar que o infarto pode acometer qualquer pessoa, mas algumas são mais predispostas a esse problema. Ele é mais frequente em idosos ou pessoas que têm doenças crônicas não tratadas. A hipertensão, colesterol alto e a diabetes podem ser fatores determinantes para aumentar os riscos de um infarto.
Dr. Drauzio Varella explica como identificar e agir diante de um infarto.
O que acontece quando alguém infarta?
Para entender como ajudar alguém que esteja infartando é preciso entender o que acontece nesse momento. Basicamente se inicia um bloqueio nas artérias coronárias e isso traz um grande prejuízo na irrigação do músculo cardíaco. Esse fator pode fazer com que haja insuficiência cardíaca, mas nosso coração necessita de oxigênio para bombear e transportar sangue pelo corpo.
Justamente por conta dessas questões se torna extremamente necessário agir rápido e assim evitar danos permanentes.
Como reconhecer se alguém está infartando?
Alguns sintomas são mais comuns e podem ser confundidos com outras enfermidades. Por essa razão é preciso se atentar ao conjunto de sensações para saber se é ou não um infarto. Veja abaixo:
Incomodo e dor no lado esquerdo do peito. Essa dor pode surgir de várias maneiras diferentes: pontada ou sensação de peso, aperto, dores agudas que passam pelas axilas, costas e braços;
- Dor e formigamento no braço esquerdo;
- Mal-estar;
- Dor nas costas;
- Estomago doendo mesmo sem ter comido nada;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Tonturas;
- Palidez;
- Suor frio;
- Respiração ofegante;
- Dificuldade para respirar;
- Insônia;
- Fraqueza intensa;
- Dores por mais de 20 minutos.
- Tosse seca.
O que fazer quando alguém está enfartando?
-
Identifique os sintomas
A primeira coisa a se fazer é identificar os sintomas para entender se pode ou não ser um infarto. Os primeiros, normalmente, são as dores no peito e formigamento. Esse processo pode durar, em média, 30 minutos e em seguida podem surgir os demais.
Vale ressaltar que pessoas com diabetes podem apresentar outros sintomas menos frequentes, tais como: cansaço excessivo, falta de ar e queimação no estomago. -
Chame ajuda
Esse precisa ser um dos primeiros passos a ser tomado. Assim que identificar os sintomas chame ajuda ligando para o SAMU 192 ou emergência do seu plano de saúde.
Durante um infarto as células do corpo começam a morrer e por isso quanto mais rápido for o pedido de ajuda, menos chances de problemas mais severos. -
Tranquilize a vítima
Os sintomas podem se agravar caso a vítima fique muito agitada e nervosa. Por essa razão procure deixar a pessoa mais calma. Tente fazer com que ela relaxa até a chegada da ajuda médica. Uma forma de fazer isso é através de um exercício de respiração de forma mais lenta.
Evite que muitas pessoas fiquem ao redor da vítima, pois isso pode deixá-la mais estressada e inquieta. Outro ponto importante é que ela vai precisar de espaço para respirar melhor e uma aglomeração pode dificultar isso. -
Deixe-a confortável
Se a pessoa estiver com roupas e acessórios mais apertados, tire e a deixe mais confortável. Isso vai ajudar a pessoa a respirar com mais facilidade e com menos incomodo. -
Fique atento
Por fim fique de olho nos batimentos cardíacos e procure monitorar nesse período. Isso é importante para saber se a pessoa está consciente até a chegada da ajuda médica.
Gostou desse artigo?
Confira mais dicas de saúde no nosso blog