Sabemos que pequenos acidentes podem acontecer em nossa casa ou em qualquer local que estivermos, e saber o que fazer em cada caso é importante, pois pode ajudar a salvar vidas. Por isso hoje vamos falar sobre o que fazer quando uma criança engasga.
É importante lembrar que em qualquer caso de acidente ou incidente, sempre se deve acionar algum serviço de emergência da sua localidade, como por exemplo o SAMU (192) ficar atento ao direcionamento dado pelo profissional que irá realizar o atendimento
Sinais de que a criança está engasgando
Geralmente, com a difícil tentativa de tossir e ainda conseguir sentir o objeto ou alimento preso na garganta, podemos notar que crianças um pouco maiores tentam falar ou apontar com o dedo para a região onde o desconforto está vindo. Isso sem contar na ânsia de vômito e no choro que a criança poderá mostrar quando estiver nessa situação.
Contudo, caso a comida ou objetivo continue instalado na região, a criança poderá ficar roxa devido à falta de ar. Isso ocorre pelo fato da criança aspirar o corpo estranho e em vez de ir para o esôfago, acaba se instalando na traqueia, obstruindo ainda mais a respiração.
Essas situações são bem mais propícias quando crianças estão ingerindo algum tipo de comida, tais como pipoca ou amendoim, no caso de crianças de dois anos ou menos. Contudo, pequenos brinquedos e peças também podem causar esse tipo de problema.
O que fazer ao perceber uma criança engasgando?
Ao perceber que a criança está engasgando, o processo para ajudá-la pode variar de acordo com a idade. Se for um bebê, por exemplo, o procedimento deve ser um pouco mais delicado. Confira abaixo o passo a passo:
- Quando perceber que o bebê está engasgado, vire-o de bruços, botando a cabeça em uma altura mais baixa em relação ao seu quadril. Apoiando-a pelos braços, coloque os dedos com cuidado na bochecha do bebê, a fim de criar um “bico” entre os lábios.
- Depois disso, dê cinco tapas com força considerável nas costas do bebê (com cuidado para não machuca-la), até que o objeto ou alimento seja totalmente expelido para fora.
Caso esse procedimento não resolva, vire rapidamente o bebê e deixe-o de barriga para cima. Depois disso, pressione os dois dedos maiores de sua mão no diafragma (perto do estômago) em uma sequência de cinco vezes até que o alimento ou objeto consiga sair ou que faça o bebê apresentar reação suficiente para você conseguir retirar o corpo que está engasgando-o.
Veja o vídeo da equipe do SAMU que ilustra essa manobra
Agora, se tratando de uma criança com mais de 1 ano de idade, é indicado outro procedimento, a manobra de Heimlich:
Abrace a criança por trás, de forma que uma das mãos permaneça fechada (como se fosse um soco) e a outra permaneça sobre ela, a fim de realizar a compressão da região que se concentra abaixo das costelas (especificamente no diafragma).
Com isso, realize movimentos para cima, até que o corpo consiga ser deslocado do lugar e possa ser expelido.
Veja o vídeo da equipe do SAMU que ilustra essa manobra
O engasgo em crianças pode acontecer a qualquer momento. Por esse motivo, é necessário saber as principais técnicas para salvá-las do sufocamento e impedir que algo mais grave aconteça.
Fonte:
https://www.minhavida.com.br/familia/materias/5067-como-desengasgar-um-bebe-ou-uma-crianca-veja-o-que-nao-fazer