Hoje em dia, alguns “heróis do cotidiano” podem ser interpretados como atípicos, mas são eles que, normalmente, levam uma vida mais feliz e saudável. Segundo pesquisa divulgada pela American Medical Association, pessoas que realizam trabalhos voluntários tem maior expectativa de vida e podem encontrar nessa prática o tratamento para amenizar ou prevenir a depressão – leve e moderada –, doenças crônicas e dependência química.
A pesquisa aponta também, que é recomendado aos médicos indicar para seus pacientes o trabalho voluntário como um tratamento alternativo. As pessoas que praticam a “saúde do altruísmo” desenvolvem amizades e produzem para o seu corpo e mente uma sensação de felicidade e de destaque no contexto social em que vivem. Segundo relatório – também divulgado pela associação – os trabalhos voluntários e a saúde física e mental estão diretamente ligados. O trabalho voluntário pode enriquecer seus objetivos de vida, diminuir os níveis de estresse e amenizar sensações de ansiedade e solidão.
Há sempre uma forma de ajudar. Você pode comprar um prato de comida e oferecer a um morador de rua. Ajudar um cachorrinho abandonado ou até ir alguns domingos em um asilo perto de sua casa, apenas conversar com uma senhora. Não importa como e nem o tamanho da ação, fazer o bem faz bem para sua saúde!
Referência: http://www.ama-assn.org/amednews/2012/01/16/hlsb0117.htm