O movimento Outubro Rosa, cujo nome remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama, surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990. Seu principal objetivo é promover a conscientização em torno do câncer de mama, estimulando exames e tratamentos.
História
Os primeiros esboços da campanha surgiram na última década do século XX, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure divulgou o laço cor-de-rosa, que foi distribuído para os participantes da primeira Corrida pela Cura. Esse evento ocorreu no ano de 1990, na cidade de Nova York, e desde então é promovido anualmente.
Já no ano de 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a ocorrer comemorações efetivas contra o câncer de mama. As ruas eram enfeitadas com laços cor-de-rosa e também eram promovidos desfiles de moda com sobreviventes da doença. A junção de todas essas ações acabou sendo denominada de Outubro Rosa.
No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) participa do movimento desde 2010. Sua atuação é baseada na divulgação de informações, a fim de conscientizar a população.
Objetivos
Embora existam diferentes formas de divulgar a campanha, todas elas têm um mesmo fim, que é a conscientização da população em relação à doença.
Para alcançar seus objetivos, a campanha Outubro Rosa se apoia em três pilares: a divulgação de informações gerais sobre o câncer de mama, o incentivo ao autoconhecimento e atenção das mulheres em relação aos seus corpos e a divulgação de informações sobre a mamografia, auxiliando as mulheres a terem mais segurança no momento da realização do exame.
Quando diagnosticado precocemente, o risco de morte gerado pelo câncer diminui consideravelmente. Por isso, apesar do mês de outubro ser de fato um período de intensificação da atenção ao tema, os cuidados com a doença devem se estender durante todo o ano, tanto na realização de exames quanto na adoção de um estilo de vida que evite fatores de risco.
Autoexame
O autoexame é a principal prevenção contra o câncer de mama. Toda mulher pode fazê-lo e ao notar qualquer diferença em seus seios, deve procurar um médico.
Produção de Conteúdo Qualicorp