Paçoca vem do tupi ‘po-çoc’, e significa ‘esmigalhar’. Também conhecida como “capiroçava” (é chamada assim, na região Norte do país) é um doce típico da culinária brasileira. Sua versão tradicional é feita à base de amendoim, farinha de mandioca e açúcar. Mas hoje vamos te ensinar a fazer uma paçoquinha funcional.
Pensando em uma versão funcional do docinho – um alimento funcional, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos, ou fisiológicos e benéficos à saúde -, Coração & Vida selecionou uma receita à base de aveia, com canela, cardamomo e, o principal: sem açúcar refinado.
“A aveia é um cereal rico em fibras, incluindo a ‘beta-glucana’, que tem por ação controlar a absorção de gordura”, explica a nutricionista Paula Hertel. O ingrediente ajuda, ainda, a controlar os níveis de açúcar e de colesterol no sangue, além de atuar no funcionamento do intestino.
Sobre a canela, “auxilia a controlar os níveis de açúcar no sangue e reduz o colesterol”, complementa. Vale lembrar que a especiaria também é um alimento termogênico, contribuindo, assim, para o emagrecimento. Já o cardamomo, também ingrediente desta receita, previne gazes e inchaço, e pode auxiliar na perda de peso – já que aumenta a sensação de saciedade. Outra substituição importante é do tradicional açúcar: em vez de utilizar o refinado, pode-se incluir a rapadura, alternativa natural. Confira:
Ingredientes para fazer paçoquinha funcional:
- 1 xícara de amendoim natural
- 3 colheres (sopa) de aveia em flocos
- 1 semente de cardamomo
- 1 colher (chá) de canela
- 3 colheres (sopa) de rapadura
Modo de preparo da paçoquinha funcional:
- Aqueça o amendoim e a rapadura.
- Em seguida, leve ao liquidificador com o cardamomo na potência baixa até que se transforme em uma pasta.
- Leve a aveia com canela ao fogo em uma frigideira antiaderente e salteie até que fique mais seca, como uma farofa. Modele no formato que achar melhor ou compre embalagens de papel para embrulhar.
- A paçoca pode incrementar seu iogurte, frutas e sobremesas.
Revisão técnica
- Prof. Dr. Max Grinberg
- Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
- Autor do blog Bioamigo
Fonte: site Coração e Vida, produzido com a curadoria do cardiologista Dr. Roberto Kalil Filho.