Benefícios do pilates na gestação
Postura, equilíbrio e força – os exercícios feitos durante uma aula de pilates fortalecem os músculos do abdômen e o conjunto de músculos entre o púbis e o cóccix – que sustentam a bexiga e os órgãos reprodutores. Juntos, eles são responsáveis por manter o centro de equilíbrio do corpo, mas podem se enfraquecer conforme a gravidez avança.
Dor nas costas – ao fortalecer os músculos que sustentam a barriga e acomodam o bebê dentro do corpo da gestante, as dores nas costas também diminuem.
Flexibilidade – movimentar-se com uma barriga que fica maior a cada dia é um desafio que o pilates na gestação também pode ajudar a vencer. Como a flexibilidade é muito trabalhada nos exercícios, a gestante consegue se mexer com mais facilidade.
Respiração – durante as aulas de pilates, a gestante também aprende a coordenar a respiração com os exercícios. Ter este tipo controle é importante para amenizar as dores das contrações antes do parto.
Posicionamento do bebê na hora do parto – no final da gestação, algumas exercícios que a gestante faz na aula de pilates podem ajudar a colocar o bebê na melhor posição para o parto natural.
Quais cuidados são necessários antes de começar o pilates na gestação?
Antes de começar as aulas, é importante que a gestante confirme com o médico se pode praticar exercícios físicos. Entretanto, mesmo se for liberada pelo especialista e fizer os exercícios da aula com cuidado, ela deve parar imediatamente e procurar ajuda médica o mais rápido possível se tiver os seguintes problemas: náusea, tontura, falta de ar ou algum tipo de corrimento vaginal.
Fonte: Conteúdo de parceiro Qualicorp