As posições corretas para amamentar permitem que o bebê se alimente direito e não machuque o seio da mãe. Mas os benefícios não param aí: o rostinho dele se desenvolve de forma mais harmônica por causa dos movimentos que a mandíbula faz ao mamar e a produção do leite também é estimulada, pois fica mais fácil para o bebê esvaziar o seio.
Posições para amamentar podem variar de acordo com o caso
Posição berço cruzado – é mais indicada para amamentar o bebê nas primeiras semanas de vida, pois permite controlá-lo com mais facilidade. Siga o passo a passo:
1. Para começar, pegue o bebê no colo e o posicione na frente dos seus seios;
2. Use o braço do lado oposto ao que você vai amamentar para segurar o corpo do bebê e apoiar a cabeça dele com a mão aberta;
3. Com a outra mão, segure por baixo o seio que você vai usar para amamentar (com a mão em formato de U) e o guie até a boca do bebê.
Posição de jogador de futebol americano – essa é uma das posições para amamentar mais escolhidas por mães quem têm seios grandes:
1. Coloque o bebê entre o braço e a lateral do seu corpo;
2. O corpo dele deve ficar apoiado no seu antebraço e a cabeça na sua mão;
3. Com a mão do seu braço livre, segure por baixo o seio do lado que está o bebê (com a mão em formato de U) e o guie até a boca do pequeno.
Posição para amamentar deitada – se você estiver cansada, também pode escolher esta opção:
1. Deite-se de lado e coloque o bebê de lado também, de frente para você, de forma que o seio fique na direção do rosto dele;
2. Apoie o corpo do bebê com uma das mãos e, com a outra, guie o seio até a boca do pequeno.
3. Depois que o bebê começar a mamar, apoie a cabeça dele com a mão que usou para guiar o seio.
Na medida que você e o bebê se tornam mais experientes na amamentação, fica mais fácil identificar quais são as posições para amamentar que funcionam melhor para os dois.
Como saber se a boca do bebê no seu seio está com “boa pega”?
Quando o a boca e a língua do bebê estão na posição correta para mamar, ele não machuca os mamilos e aréolas dos seios da mãe. Isto significa que há uma “boa pega”. Para que ela aconteça, verifique se:
-
A boca do bebê está bem aberta;
-
Os lábios dele estão virados para fora;
-
O queixo dele está encostando no seu seio;
-
A aréola está mais visível na parte de baixo do que na de cima;
-
Você sente a língua do bebê envolver o bico do seio;
-
As bochechas do bebê estão parecendo cheias.
Fonte: Conteúdo de parceiro Qualicorp