Algumas doenças infectocontagiosas comuns na infância
Catapora – Também conhecida como varicela, é altamente contagiosa e se manifesta mais frequentemente em crianças. O número de casos aumenta no fim do inverno e início da primavera. Quem teve a doença uma vez não poderá ter novamente.
- Sintomas: manchas vermelhas pelo corpo, que se transformam em pequenas bolhas, cicatrizam, formam ¿casquinhas¿ e caem. Elas causam muita coceira, mas não se deve tocá-las, pois isso pode infeccionar as lesões.
- Prevenção: a vacina é a melhor prevenção contra catapora. É preciso, ainda, isolar a criança doente até que todas as lesões da pele estejam cicatrizadas e higienizar vestimentas, roupas de cama e outros objetos que possam estar contaminados.
Rubéola – Afeta principalmente crianças entre cinco e nove anos. A transmissão costuma acontecer por gotículas das secreções respiratórias de doentes.
- Sintomas: manchas rosadas pelo corpo, além de febre e aumento dos gânglios (ínguas) perto do pescoço e ouvidos;
- Prevenção: a vacina tríplice viral protege contra a rubéola. As crianças devem tomar duas doses. A primeira, com um ano de idade; a segunda, entre os quatro e seis anos.
Caxumba – É altamente contagiosa. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração. Costumam ocorrer surtos da doença no inverno.
- Sintomas: inchaço doloroso nas glândulas da garganta;
- Prevenção: a vacina tríplice viral também protege contra a caxumba. Manter os ambientes ventilados e evitar o contato com pessoas infectadas também pode ajudar na prevenção.
Sarampo – Causado por um vírus, o sarampo é extremamente contagioso e muito comum na infância.
- Sintomas: febre e tosse persistente, irritação nos olhos e corrimento do nariz. Depois, aparecimento de manchas avermelhadas no corpo. A doença pode se agravar e causar infecção nos ouvidos, pneumonia, lesão cerebral e morte;
- Prevenção: a vacina tríplice viral também protege contra o sarampo.
Conteúdo parceiro Qualicorp.