Saiba como identificar a anemia

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

A anemia é uma doença que se caracteriza pela diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos no sangue. Sua principal causa é a deficiência de nutrientes como o zinco, a vitamina B12 e as proteínas. Porém, a maior parte dos casos de anemia são causados pela deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva.

Uma pessoa anêmica pode sofrer diversas complicações, como a diminuição da produtividade no trabalho, dificuldade de aprendizado e retardamento do crescimento. Para evitar reações desse tipo é preciso ficar atento aos sintomas, procurar um profissional e ser devidamente diagnosticado.

Para isso, separamos 5 sinais que indicam que você está se tornando anêmico.

1 – Cansaço e falta de energia: o oxigênio é responsável pelo bom funcionamento das células. Com o seu fornecimento comprometido pela falta de hemoglobina, o corpo responde com sintomas como cansaço, falta de ânimo e dificuldade de concentração. Entre pessoas jovens, ou com uma saúde mais firme, esses sintomas podem aparecer apenas em atividades que necessitam esforços, enquanto que entre idosos ou pessoas de saúde frágil podem comprometer até mesmo atividades simples, como trocar de roupa.

2 – Coração acelerado e dificuldade de respirar: uma coisa gera a outra. Na tentativa de irrigar mais sangue e oxigenar os tecidos, o coração aumenta a frequência de seus batimentos, da mesma forma o pulmão aumenta a frequência respiratória a fim de aumentar a oxigenação do sangue.

3 – Palidez: com a diminuição do oxigênio do sangue, o corpo passa a priorizar a irrigação dos órgãos vitais, deixando de lado os tecidos periféricos, como a pele. Além disso, pela diminuição da quantidade de hemácias no sangue, ele se torna mais diluído, adquirindo um tom de vermelho menos vivo. Em pessoas com a pele mais escura a palidez é mais difícil de ser notada. Por isso, recomenda-se ficar atento às mucosas, como a boca e a conjuntiva dos olhos.

Esse sintoma geralmente se manifesta em estados mais avançados da doença, por isso a ausência de palidez não descarta a anemia.

4 – Câimbra: esse sintoma também se dá pela diminuição da irrigação do sangue. Com a falta de oxigenação nos músculos, podem ocorrer distúrbios no funcionamento normal da musculatura, como dores e contrações involuntárias.

5 – Hipotensão: é um sintoma relativamente comum e bem grave. Acontece quando há perda não só de hemácias, mas também de volume sanguíneo, o que diminui a pressão arterial. Caracteriza-se pela fraqueza extrema, tonturas, sensação de desmaio e dificuldades de ficar em pé. O paciente que apresenta anemia com hipotensão está em situação de emergência, podendo ser submetido a transfusões de sangue.

Fonte: Conteúdo Qualicorp

Abrir