O medo e a ansiedade fazem parte da vida e são sentimentos úteis para que você seja mais alerta ou cuidadoso com situações de risco. Entretanto, algumas pessoas têm uma preocupação exagerada, que não condiz com o perigo real ou surge sem motivo. Para elas, a ansiedade não desaparece, tornando-se incontrolável e piorando ao longo do tempo, o que prejudica muito a qualidade de vida. Nesses casos, deixa de ser uma reação natural e passa a ser um transtorno, uma condição médica que exige tratamento.
Os transtornos de ansiedade podem ser classificados em vários tipos, tais como:
Transtorno de ansiedade generalizada – se você passa muito tempo ansioso ou com medo, mas não há nada específico acontecendo na sua vida que possa justificar esse sentimento, você pode ter esse transtorno.
Transtorno de pânico – o problema causa ataques de pânico, que são súbitos e imprevisíveis sentimentos de terror quando não há nenhum perigo real. O transtorno pode causar sintomas físicos, como batimento cardíaco acelerado, tontura, tremor e falta de ar. O medo de ter outro ataque é constante e, para algumas pessoas, ele toma conta de suas vidas a ponto de não conseguirem sair de casa.
Transtorno obsessivo compulsivo (TOC) – causa pensamentos frequentes e perturbadores chamados obsessões. Para tentar controlar estes pensamentos, a pessoa sente um desejo irresistível de repetir certos rituais ou comportamentos, as chamadas compulsões. Um exemplo de obsessão é o medo de se contaminar com germes, que leva à compulsão de lavar as mãos ou verificar a limpeza de objetos repetidamente.
Fobias – a fobia é um medo forte e irracional de algo que representa pouco ou nenhum perigo real. Ela pode ser desencadeada diante do objeto ou da situação de medo. Existem muitas fobias específicas, por exemplo: acrofobia, que é medo altura, agorafobia, que o medo de lugares públicos, e claustrofobia, que é o medo de lugares fechados.
Transtorno de estresse pós-traumático – esse transtorno causa fortes sentimentos de ansiedade depois de uma vivência traumática, como agressão sexual, abuso físico ou um acidente de carro. A pessoa pode ter flashbacks ou pesadelos que a fazem reviver todo o medo e ansiedade que vivenciou durante o evento real.
O tratamento para o transtorno de ansiedade costuma ser bastante eficaz. As opções, que podem ser combinadas, incluem:
- Medicação – somente um médico pode receitá-la;
- Psicoterapia – aconselhamento com um psiquiatra ou psicólogo;
- Técnicas de relaxamento.
Se você possui algum dos sintomas mencionados acima e acha que também sofre desse problema, não deixe de procurar ajuda!
Fonte: Conteúdo Parceiro Qualicorp