Saiba quando procurar um oftalmologista

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Médico segura óculos em posição frontal com as duas mãos.

Problemas de visão podem atingir pessoas das mais diversas faixas etárias, porém a infância e a terceira idade são duas fases da vida que merecem uma atenção especial. Além disso, a poluição das cidades e o uso de tecnologias como smartphones e computadores expõem nossos olhos a agressões anteriormente desconhecidas.

Dessa forma, é necessário ficar atento e manter o devido cuidado com a saúde dos olhos. O recomendado é consultar um oftalmologista, que é o profissional que se dedica ao estudo, prevenção e tratamento das doenças oculares, de dois em dois anos. Após os 40 anos esse acompanhamento deve ser feito anualmente.

Existem, porém, certos sinais que indicam urgência em se procurar o médico. Pensando nisso, a Qualicorp Explica listou alguns sintomas que merecem uma atenção especial.

Visão embaçada: a impressão de que há uma névoa sobre os olhos, que impede a pessoa de enxergar com clareza, pode indicar a existência de diversas doenças oculares, como glaucoma, catara, presbiopia (vista cansada) e a degeneração macular relacionada à idade. Olhos vermelhos: esse sintoma pode indicar diversas situações, que vão desde o uso de substâncias até lesões e infecções de alto risco. A vermelhidão ocular pode ser causada por fatores externos, como exposição ao sol, ao cloro ou alergias a diversas substâncias.

Perda progressiva da visão: embora bastante comum, esse sintoma pode ser fruto de doenças gravíssimas. O glaucoma, por exemplo, caso não seja tratado com antecedência, pode causar uma cegueira irreversível. A catarata é outra doença que pode ser responsável pela perda progressiva da visão, mas pode ser revertida por meio de cirurgia. Por ser silencioso, esse sintoma só é percebido quando as enfermidades já estão em estado avançado, o que reforça a necessidade de atenção.

Dores súbitas: esse sintoma, muitas vezes acompanhado de náusea e vômitos, pode indicar doenças que danificam o nervo ótico, como o glaucoma. Nesse caso, é recomendado procurar um especialista para diagnosticar e iniciar o tratamento o mais rápido o possível.

Irritações e lacrimejamento: são sintomas muitas vezes associados à síndrome do olho seco. Esse problema é muito mais um incômodo do que um risco real à visão. De qualquer forma é recomendável iniciar o tratamento, principalmente à medida que o paciente envelhece e tende a produzir menos lágrimas.

Produção de Conteúdo Qualicorp

Abrir