Transtorno de estresse pós-traumático

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

O transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) é um tipo de distúrbio de ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais. Pode ocorrer após a pessoa testemunhar ou vivenciar atos violentos ou situações traumáticas, geralmente envolvendo ameaça de morte.

Quando se recorda do fato, a pessoa revive o episódio como se estivesse ocorrendo naquele momento, tendo a mesma sensação de dor e sofrimento. Essa recordação desencadeia alterações neurofisiológicas e mentais.

Os sintomas podem se manifestar em qualquer idade e levar meses ou anos para aparecer. Podem ser pensamentos recorrentes que remetem à lembrança do trauma, pesadelos, isolamento social, distanciamento emocional, taquicardia, sudorese, tonturas, dor de cabeça, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, irritabilidade, hipervigilância. É comum desenvolver doenças associadas ao TEPT.

O tratamento pode ajudar a prevenir o desenvolvimento do transtorno depois de um trauma. Um bom sistema de apoio social também pode ajudar, bem grupos de apoio onde pessoas compartilhem experiências semelhantes.

Se o TEPT ocorrer, pode ser utilizada terapia cognitivocomportamental. Medicamentos que agem no sistema nervoso podem ajudar a reduzir a ansiedade e outros sintomas de transtorno de estresse pós-traumático.


Outras referências:
http://drauziovarella.com.br/letras/t/transtorno-do-estresse-pos-traumatico/
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/transtorno-do-estresse-postraumatico
http://www.nimh.nih.gov/health/topics/post-traumatic-stress-disorder-ptsd/index.shtml?utm_campaign=Social+%2BMedia&utm_source=Twitter&utm_medium=Main%2BTwitter%2BFeed