Quase 70% dos fumantes brasileiros têm uma opinião negativa sobre o tabagismo e 80% deles já tentaram parar de fumar. Esse dado, da Pesquisa Internacional de Tabagismo (ITC), indica que, ainda que os malefícios do tabaco à saúde possam ser bem conhecidos – entre eles o aumento do risco de doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer – a dependência é um obstáculo para aqueles que desejam parar de fumar. Porém, atingir esse objetivo não é impossível. O primeiro passo é adotar uma estratégia.
Traçar um planejamento para parar de fumar pode ajudar você a identificar os desafios que enfrentará e pensar em maneiras de superá-los. Veja alguns passos que você pode seguir:
Escolha uma data – escolha um dia específico no próximo mês para parar de fumar e marque-o no calendário. A data não deve ser muito distante para que você não mude de ideia, mas evite escolher um dia que você sabe que vai estar ocupado, estressado ou tentado a fumar.
Avise os amigos e familiares – deixar de fumar é mais fácil com o apoio de pessoas importantes em sua vida. Comunique-as sobre seu plano de abandono do tabaco e explique como elas podem ajudá-lo a atingir esse objetivo.
Jogue fora itens que remetam ao cigarro – Elimine da sua casa, carro, escritório e outros lugares que frequenta cigarros, fósforos, cinzeiros e isqueiros que restaram. Não guarde cigarros “só para garantir”, pois você pode não ser capaz de resistir à tentação.
Tenha substitutos à mão – faça um estoque de itens que podem substituir a sensação do cigarro na boca, como legumes crocantes e balas sem açúcar.
Identifique suas razões para parar de fumar – para se manter motivado, faça uma lista de todas as razões pelas quais você deseja parar de fumar e deixa-a à vista ou no bloco de notas do celular.
Identifique situações que despertam sua vontade de fumar – certas atividades, sentimentos e pessoas estão ligadas ao seu hábito de fumar e podem “acionar” o seu desejo. Tente evitar essas situações ou desenvolva maneiras de lidar com elas. Além disso, planeje atividades saudáveis para manter-se ocupado, como exercícios físicos.
Procure ajuda para parar de fumar – Se você está planejando parar de fumar, peça orientações ao seu médico. Existem medicamentos que podem ajudá-lo a gerenciar os sintomas de abstinência do tabaco. Aconselhamento com um psicólogo, grupos de apoio e aplicativos de celular também podem ajudá-lo nesse processo.
Fonte: Conteúdo parceiro Qualicorp