No Brasil, o frio chega forte geralmente no outono e inverno e com essas estações aumentam os casos de infecções respiratórias. Um dos maiores causadores dessas infecções é o vírus sincicial respiratório (VSR).
Hoje, no mundo, o VSR provoca em torno de 60 milhões de infecções. Os sintomas são diferentes para as crianças e os adultos. Nos adultos, o VSR pode ser confundido com um resfriado comum e a contaminação ocorre quando a secreção de alguém com o vírus entra em contato com as mucosas de uma pessoa saudável.
Já nas crianças, com menos de dois anos, o VSR é uma das causas mais comuns da bronquiolite. Ele também pode ser o causador da pneumonia.
Bronquiolite e pneumonia
A bronquiolite é uma infecção respiratória que atinge o nariz, garganta, traqueia e bronquíolos, o que faz com que a criança tenha dificuldade de respirar. Os sintomas mais comuns são nariz escorrendo, tosse leve e febre. Depois um ou dois dias, a tosse pode piorar e a respiração pode ficar mais rápida e difícil. Não existem medicamentos para tratar a bronquiolite, apenas para aliviar os sintomas. Por exemplo, os inaladores.
Já a pneumonia é uma inflamação dos pulmões. Pode ser causada por vírus ou bactéria. Os sintomas variam conforme a gravidade. Mas, geralmente, a doença deixa a imunidade mais baixa e causa tosse persistente, febre abaixo dos 38,5ºC e perda de apetite.
Lembre-se que, para ter o diagnóstico correto e tratamento certo, é sempre importante conversar com seu médico. Os sinais das doenças podem confundir e apenas o especialista pode determinar o diagnóstico e o tratamento.
Referências
http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=164
http://www.sbp.com.br/pdfs/diretrizes_manejo_infec_vsr_versao_final1.pdf
http://www.unicef.org/brazil/pt/Unicef_A3_pg_12a19.pdf
https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/sintomas-doencas-tratamentos/bronquiolite/