Pode não ser exatamente uma novidade compreender o quanto a atividade física proporciona diversos benefícios para a saúde. Porém, por conta das mudanças na rotina ocasionada pela pandemia, muita gente parou de se exercitar e uma hora essa conta chega.
E sabe como ela vem? Por meio de dores no pescoço, coluna e também através da nossa saúde mental, com o aumento da ansiedade, falta de motivação e depressão.
Por isso, mais do que nunca, precisamos encontrar algum tipo de atividade física que seja prazerosa e, assim, desfrutar de uma vida mais equilibrada.
Quer saber mais sobre os benefícios dos exercícios físicos para a saúde? Confira tudo a seguir!
Por que você deve persistir na atividade física?
Estamos mais tempo dentro de casa e, com isso, o nosso corpo se tornou mais lento e sedentário. Com quase dois anos de pandemia, muitos já notam o resultado da falta de atividade física, que vai desde o aumento da ansiedade, até o enrijecimento e dor na região do pescoço.
Com o home office agora fazendo parte da nossa rotina, nossa vida se resume a caminhar do quarto até a mesa de trabalho, da sala para a cozinha, da cozinha para o banheiro etc. Nosso corpo pede socorro por meio das dores e dos sinais que mostram que a saúde mental não está nada bem.
Mais do que nunca, é o momento de persistir na atividade física como estilo de vida. Dentro do contexto desse novo normal, devemos incluir os exercícios como algo primordial para que a gente não sucumba ainda mais.
Benefícios da atividade física
1 – Evita as dores musculares e enrijecimento do pescoço
Estamos passando muito mais tempo sentados e na frente do computador. Você mesmo já deve ter notado a região do pescoço e ombros pesados, enrijecidos e, claro, aquela dorzinha bastante incômoda.
Isso se deve à falta de exercícios físicos. Um dos benefícios da atividade física é exatamente prevenir e aliviar as dores nas costas e articulações.
2 – Melhora a autoestima
A nossa interação social diminui muito e alguns ainda preferem e se mantém em isolamento, o que não está errado. Mas isso acaba afetando a nossa autoestima, assim nos sentimos mais sem ânimo e com uma certa tristeza.
Se você já se notou assim, saiba que fazer exercícios físicos vai ajudar muito, porque durante a prática, nosso organismo libera endorfina, hormônio que promove a sensação de bem-estar.
3 – Reduz pressão arterial e controla o índice glicêmico
Mais um benefício que a atividade física promove é controlar o índice de açúcar no sangue, sendo excelente para quem sofre com diabetes.
Em casos de pressão alta, os exercícios ajudam a reduzir os níveis de colesterol, promovendo também uma melhora na circulação sanguínea. Fazer atividade física é a forma mais assertiva de evitar doenças do coração.
4 – Fortalece o sistema imunológico
Em tempos de pandemia, devemos ter uma atenção ainda maior com o nosso sistema imunológico e há várias maneiras de fazer isso, sendo uma delas a atividade física.
O nosso sistema imunológico, quando bem fortalecido, trabalha a nosso favor evitando a combater infecções, melhora o funcionamento das células e estimulam a produção de substâncias anti-inflamatórias.
5 – Ajuda a controlar ansiedade e estado depressivo
Outros hormônios também são liberados durante as atividades físicas, como a serotonina, dopamina e noradrenalina. É por isso que, conforme você vai se acostumando com a nova rotina, começa a se sentir bem, uma sensação agradável após o exercício.
Isso ocorre porque os exercícios ajudam a controlar e até mesmo combater os sintomas da depressão e da ansiedade, justamente pela liberação desses hormônios que são primordiais para a nossa saúde mental.