O trabalho de um massoterapeuta profissional é muito importante e traz excelentes efeitos para o nosso corpo. Mas você sabia que a automassagem tem efeitos surpreendentes para a sua saúde?
É isso mesmo, o hábito de massagear o próprio corpo pode ser muito benéfico e muitas vezes nós fazemos isso de uma forma tão espontânea que nem ao menos percebemos. Isso acontece ao pressionar nossos próprios ombros, esfregar o polegar na testa para aliviar a dor de cabeça, tirar os sapatos e apalpar os pés após um dia cansativo, entre muitas outras ações.
Esses hábitos são comuns e nos fazem bem, mas saiba que você pode torná-los muito mais frequentes ou ainda, aperfeiçoá-los, visto que eles trazem muitos benefícios à saúde do nosso corpo.
Principais benefícios da automassagem para nosso corpo
Assim como a massagem feita em nós por uma outra pessoa, a automassagem tem efeitos muito positivos para o funcionamento de todo o nosso corpo. Entre alguns dos principais benefícios dessa prática temos:
– Redução das dores musculares: nossa musculatura constantemente sofre com a dores causadas pelas atividades diárias e o estresse. Nesse caso, a prática da automassagem ajuda a relaxar os músculos e como resultado, diminui as dores e as tensões musculares de todo o corpo, além dos sintomas de fadiga.
– Ativação da circulação sanguínea: uma automassagem bem aplicada melhora a oxigenação do corpo e dessa forma, ajuda o sangue a circular melhor. Para quem sofre muito com dores nas pernas, massagear essa região é excelente para evitar esse tipo de dor, que muitas vezes tem a ver com a má circulação.
Eliminação das toxinas: a prática frequente da automassagem no corpo ajuda a eliminar toxinas, visto que os movimentos constantes aumentam a oxigenação dos tecidos e ajudam a direcionar o excesso de líquido e toxinas para as estruturas responsáveis por coletá-los.
Automassagem para aliviar o estresse
O estresse causado pela rotina diária e principalmente pelo trabalho pode causar distúrbios mentais e físicos. Pessoas muito estressadas estão, inclusive, propícias a desenvolver transtornos de ansiedade e depressão.
Para evitar esses tipos de problemas, a automassagem tem efeito relaxante e ajuda a trazer equilíbrio ao corpo e à mente. Para esse resultado, o ideal é focar a massagem em pontos de tensão, como rosto, pés, coluna, ombros e pescoço.
Como realizar a automassagem?
Você pode realizar sua automassagem de diferentes formas, a depender da necessidade e da região do corpo que precisa de atenção.
Para massagens no rosto, faça movimentos circulares e leves com as pontas dos dedos na testa, na maçã do rosto, abaixo dos olhos ou em outros locais onde você esteja tendo dores ou incômodos.
As massagens nos pés também podem ser feitas com facilidade, com movimentos circulares para um lado e para o outro segurando os dedos dos pés. Deslizando os dedos das mãos sobre a sola e a pressionando de forma gentil, você estará cuidando também dessa parte tão importante do seu corpo.
A realização de automassagem nos ombros pode ser feita apertando toda a região que vai da nuca até o ombro provocando total relaxamento. Faça um ombro de cada vez.
Para a região da cabeça, massageie a nuca com as duas mãos e mova as pontas dos dedos como se estivesse digitando sobre ela. Já no couro cabeludo, coloque as duas mãos sobre ele e com as pontas dos dedos faça uma massagem suave.