Cuidados com a pele no verão

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Com a chegada do verão, é natural querer praticar atividades ao ar livre e bronzear a pele ao tomar sol na praia ou piscina. Mas é preciso tomar cuidados ao expor a pele, pois nessa época do ano a radiação solar é mais intensa, o que aumenta os riscos de desenvolver doenças como o câncer de pele, que corresponde a 33% dos tumores no Brasil, com 180 mil novos casos a cada ano. Veja como curtir as altas temperaturas sem se colocar em risco.

Prevenção do câncer de pele: como se proteger do sol

Protetor solar – deve ser aplicado 30 minutos antes de se expor ao sol, mesmo em dias nublados, e reaplicado cada vez que entrar na água ou a cada duas horas. O filtro de proteção (FPS) deve ser no mínimo 30, não importa o tipo de pele. Verifique no rótulo do produto se ele protege contra os raios UVA e UVB.

Horário de exposição ao sol – fique na sombra ou debaixo do guarda-sol no horário das 10h às 16h, quando a incidência de radiação UVB, principal causadora do câncer de pele, é maior. Uma dica é não se expor diretamente ao sol quando a sombra do seu corpo for menor que sua altura.

Acessórios de proteção do sol – proteja-se com boné, chapéu de abas largas e óculos escuros com proteção ultravioleta. Também existem roupas com fator de proteção equivalente ao FPS 50 do protetor solar, que podem ser uma boa opção principalmente para crianças, que tendem a brincar na água e no sol, ou pessoas que praticam esportes ao ar livre.

Cuidados com bebês – o uso do protetor solar é indicado a partir dos seis meses de idade, mas, é ideal optar por um produto para peles sensíveis e, ainda assim, não expor a criança ao sol. Não deixe de pedir orientação ao pediatra.

Atenção: se você estiver em tratamento para câncer de pele ou possuir alguma outra doença dermatológica, não se exponha ao sol sem consultar o médico antes.

Dicas para manter a saúde da pele no verão

  • Aumente a ingestão de líquidos – vale água, suco de frutas, água de coco, chá-gelado. Manter-se hidratado ajuda a repor a quantidade de água perdida nos dias quentes;
  • Aplique hidrante apropriado para a pele todos os dias;
  • Coma frutas e legumes alaranjados ou vermelhos – como cenoura, beterraba, abóbora, mamão e maçã. Eles são ricos em carotenoides, uma substância que se deposita na pele e tem ação antioxidante, ajudando a preservar o bronzeado e adiar o envelhecimento.
  • Evite ficar muito tempo com a roupa de banho molhada – esse hábito pode favorecer o desenvolvimento de micoses, como a candidíase, além de infecção urinária;
  • Evite andar descalço em vestiários e banheiros – ou pisos constantemente úmidos, para evitar micoses.
  • Use roupas leves e soltas – roupas muito quentes, justas e de tecidos sintéticos prejudicam a transpiração da pele e podem causar brotoejas, pequenas “bolinhas” avermelhadas ou transparentes que coçam.