A incidência de câncer no testículo corresponde a 5% do total de casos de câncer entre homens. Pode parecer um número baixo, mas sendo uma doença facilmente curável quando detectada precocemente, poderia ser ainda menor. O autoexame nos testículos é lembrado na campanha do Novembro Azul como uma das mais efetivas maneiras de prevenir essa doença e também infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Por que é importante realizar o autoexame nos testículos?
Há ainda certo receio e falta de conhecimento por grande parte dos homens, que acabam não realizando esse ato de autocuidado com a saúde. Assim como o autoexame das mamas, largamente propagado entre as mulheres a fim de proporcionar o diagnóstico precoce do câncer de mama, o autoexame nos testículos deve se tornar um hábito para homens entre 15 e 50 anos. É nesta idade que o câncer de testículo é mais comum.
Por se tratar de uma doença que vem de células germinativas, esse tipo de câncer se multiplica e se espalha aceleradamente. Assim, a detecção precoce evita a perda do testículo.
O autoexame é rápido, indolor e permite identificar, além do câncer, algumas ISTs que manifestam lesões, como a sífilis e o HPV. Veja como realizá-lo.
Passo a passo: como e quando fazer o autoexame nos testículos?
1. É necessário realizar o autoexame uma vez por mês.
2. Faça logo após um banho quente – o calor relaxa o escroto e facilita a percepção de anormalidades.
3. Verifique, de pé, a existência de protuberâncias na pele da região.
4. Examine com o toque das duas mãos cada um dos testículos. Massageie nas laterais e na região ventral, na parte de baixo do escroto. Posicione o testículo entre os dedos médio, indicador e polegar. Você não deve sentir dor ao fazer isso.
5. Identifique o epidídimo, o canal que carrega o esperma, para se certificar de que não é uma massa suspeita.
O que observar no autoexame nos testículos
O principal sintoma do câncer de testículo é o aparecimento de nódulos duros, pequenos e indolores. Mas, no geral, deve-se estar atento a:
- Alterações no tamanho dos testículos;
- Dor ou incômodo na virilha e na parte inferior do abdômen;
- Nódulos ou anormalidades;
- Sensação de peso nos testículos;
- Varizes ou líquido no escroto, que caracterizam o derrame escrotal.
Em conjunto com a análise dos testículos, deve-se observar também se há sangue na urina e/ou sensibilidade nos mamilos.
Atenção: Ao constatar qualquer anormalidade no escroto, procure um profissional de urologia para examinar os sintomas.
Novembro azul – cuidado com a saúde do homem
No mês de novembro, instituições de saúde promovem a campanha do Novembro Azul, de conscientização, prevenção e cuidado com a saúde do homem. O câncer de próstata, o câncer de testículo e o câncer de pênis somam, juntos, 9% dos registros de causa de morte em homens – sendo, assim, a terceira maior.
Neste ano, a temática de divulgação é o autoexame, a fim de estimular a população masculina a criar este hábito de autocuidado que previne e permite cura a essas condições de saúde.
Para proteger a sua saúde e de sua família, clique aqui e conheça nossos planos.